Elias e a Longa Seca Sobre Israel










Por Eliseu Antonio Gomes
.
Nomenclaturas
.
Existe uma diferença entre os fenômenos climáticos seca e estiagem. Ambas provocam a insuficiência de chuvas. Porém, há um conceito metereológico que define a seca como um fenômeno permanente, enquanto a estiagem acontece por determinado intervalo de tempo.
.
Baal e Aserá
.
Baal era a principal divindade masculina dos fenícios e dos cananeus, era considerado o deus do trovão, do raio e da fertilidade, simbolizava as forças da natureza e supostamente possuía poder sobre os fenômenos naturais.
.A deusa Aserá era a esposa de Baal, adorada entre os sidônios e  na mitologia cananéia.
.
Fidelidade, infidelidade, escassez e fome
.
A Escritura revela que a fome era extrema em Samaria. O grande período sem chover provava que Baal era um deus falso. A passagem bíblica de 1 Reis 18.5 revela que inclusive os cavalos de montaria do rei sofriam com sede e fome.
.
Até mesmo em uma grande escassez Deus nunca se esquece dos seus servos fiéis. Enquanto os idólatras padeciam durante o tempo que não chovia, o Senhor revelava-se de maneira maravilhosa ao enviar provisão aos que não dobraram seus joelhos a Baal. Não faltou água e comida para Elias durante a estiagem, como também não falou provisão aos muitos outros profetas do Senhor (1 Reis 17.1-7; 18.4; 19.18).  
.
O apóstolo Paulo nos deu um depoimento sobre sua fé em Deus independente das condições em que se encontrava, que todo cristão precisa estar disposto a imitar: "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" -  Filipenses 4.12-13.
.
O monte Carmelo
.
O monte Carmelo era o pico de uma cordilheira, as cadeias de monhanhas que ele fazia parte se estendiam do sudeste de Israel até o Mediterrâneo. O local era o mais famoso centro religioso de adoração a Baal, onde havia santuários pagãos nos quais prestava-se culto ao falso deus pedindo o retorno das chuvas e boas colheitas.
.
O longo período... (Continuação da leitura ma fonte: Belverede).
.
__________
.
Você pode copiar o artigo, desde que informe nome de autoria, fonte de coleta e não o use com objetivo comercial.
.
Informe-se, divulgue, participe desse evento gratuito: Reta Final para a 15ª VINACC - Montagem dos Stands
.
Siga o UBE Blogs e o Belverere via Google Friend Connects. A sua relação tem como consequência maior visibilidade de seu blog, como também garante a você o recebimento de atualizações automáticas. Comente nos artigos atualizados, cada comentário é um link direcionado ao seu blog, que poderá ser usado por internautas e é usado pelo robô do Google, colocando sua página em um número maior de resultados de pesquisas.

Visite Uniao de Blogueiros Evangelicos em: http://www.ubeblogs.com.br/?xg_source=msg_mes_network

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial de marchetaria geométrica - estrelas sobrepostas

Woodworking veneer inlay - Tutorial de Marchetaria Geométrica

Tutorial de Marchetaria geométrica - Poliedro