Tutorial de marchetaria geométrica - estrelas sobrepostas


Neste tutorial eu mostro como fazer uma marchetaria onde vamos sobrepor estrelas, as quais estão dentro de um circulo. Este por sua vez vamos centralizar dentro de um quadrado.


Este tutorial é destinado aos iniciantes que já tem certa intimidade, experiência com marchetaria.Se você está começando do zero mesmo eu te convido a acessar este grupo no Facebook   https://www.facebook.com/profile.php?id=1506136652932519&ref=br_rs

Mas não tenha medo, eu procurei ser bem didático e você verá que é bem divertido fazer esta rosa-dos-ventos! Então mãos á obra!

Material:

Folhas de madeira
Estilete
Régua plástico ou aluminio. Eu recomendo réguas de alumínio em "L" para proteger nossos dedinhos!
Fita crepe.
Um pedado de madeira, de compensado, ou mdf, que será o substrato, a base onde colaremos a nossa marchetaria.
Cola de madeira.





Esta é a marchetaria que vamos fazer. Siga os passos e verá que não é tão difícil como parece fazer este trabalho.


fig 01









Passo 01: Vamos fazer a estrela central. Escolha duas folhas de tons contrastantes como mostra a ilustração. Corte duas tiras de 38 mm de largura por 16 cm de comprimento. Em cada tira corte 3 losangos. Observe a fig 02b.


fig 02a
  


fig 02b




Em seguida corte na diagonal maior (fig 03 e 04).

fig 03





fig 04




Passo 02: Una as duas partes para formarmos 6 braços como mostra a ilustração
 (fig 05 e 06).


fig 05




fig 06




Passo 3: Vamos criar agora estes braços. Observe que eles tem tons mais escuros que o da estrela central. Utilize lâminas que mais se aproximem desses tons, para obtermos um melhor contraste. Após obter 3 retângulos de cada cor, então corte-os na diagonal e una-os como mostra a ilustração.  Em seguida coloque um braço por vez sobre a estrela central e corte nas arestas. Use a fita crepe para prender as peças. Observe a fig 07b.

fig 07a




fig 07b




Passo 04: Com as mesmas lâminas utilizadas para criar a estrela central corte 3 retângulos de cada cor de acordo com a ilustração. Em seguida corte os na diagonal e una-os para formar o braço. Depois coloque sobre a estrela(fig 08b) e repita o passo 03 (fig 07b) 

fig 08a


fig 08b




Passo 05: Corte um quadrado de medidas 36,5 cm x 36,5 cm. Corte um círculo com diâmetro de 32 cm. Para fazer o quadrado utilize a mesma folha de tom mais escuro que usamos para criar o braço no passo 03. Para o círculo utilize uma lâmina clara,mas  que seja diferente da cor clara que usamos pra fazer a estrela central e do braço do passo 03.
O importante é que as cores das lâminas contrastem entre si. Coloque o círculo sobre o quadrado e com o estilete vá cortando ao redor. Fixe com a fita crepe.


Fig 09




Passo 06: Neste passo vamos centralizar a estrela (que já deve estar montada como na figura abaixo), dentro do circulo que fizemos no passo anterior. Há uma técnica em marchetaria conhecida como técnica da janela. É ela que vamos utilizar neste tutorial para montar a estrela dentro do círculo. Com a estrela centralizada sobre o círculo, vá cortando com o estilete ao longo das arestas da estrela. Observe a ilustração.



Aqui a estrela centralizada sobre o círculo. Use pedaços de fita crepe pra prendê-la como desejamos.

fig 10


Aqui vemos em detalhes. Vamos cortar toda a estrela em volta, sempre nas arestas, como vemos abaixo. A medida que for cortando vá sempre prendendo com fita crepe, para que não saia do centro onde queremos que fique. Isso é importante.

fig 11





Ao final de tudo nossa rosa dos ventos ficará assim:






Conheça a meta do BitcoinMais para obter renda extra cada vez mais, sempre e sempre, reservando apenas menos de uma hora por dia

O Bitcoin Mais é uma solução bastante simples para a SOLUÇÃO de problemas financeiros.




Comentários

  1. o mesmo trabalho com folhas de madeira poderia substituir por madeira de 1 cm de espessura,e tingir de acordo com o desenho e depois colar obrigado

    ResponderExcluir
  2. Por favor, poderia passar os ângulos da diagonal, ou a medida de 38,0mm não será possível ser aplicada pois terá que ser maior na diagonal do que na linha de 90° que foi passada tendo 38,0mm
    Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Woodworking veneer inlay - Tutorial de Marchetaria Geométrica

Tutorial de Marchetaria geométrica - Poliedro