sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Texturizando as faces de um cubo no Blender 2.63

Eu editei este tutorial para o iniciante que ainda não sabe texturizar usando Mapeamento UV.
Vamos aprender como texturizar o cubo inicial face por face aplicando texturas diversas. Baixe aqui as texturas. Você pode escolher a gosto.

Requisitos: Conhecer a interface do Blender 2.63
O que vamos aprender: Separar as faces do cubo e aplicar texturas diversas.

Inicie o Blender 2.63. Vamos editar o cubo inicial. (Fig 01)


Fig 01





















Passo 2: Clique Tabs para usar o modo de Edição.


Fig 02





Passo 03: Clique em Face (Fig 03)e selecione uma face como mostra a figura 02


Fig 03










Passo 04: Clique P Key >Selection. A nossa face já está separada e pronta para receber o material (Fig 04). Se você movê-la cliclando em G key notará que ela está livre (Fig. 05). Faça isso e em seguida clique desfazer clicando Ctrl+Z.


Fig 04












Fig 05


Passo 05: Vamos agora adicionar nosso material. Clique Material (Fig 06), depois em Textura (Fig 07).


Fig 06


Fig 07




Passo 06: Clique em Type>Image or Movie (Fig 08).

Fig 08

Passo 07: Abra sua textura clicando Open (Fig 09). Localize o arquivo de textura que você baixou.


Fig 09


Passo 08: Em Mapping >Projection selecione Cube (Fig  10)

Fig 10

Aqui está o nosso render (Fig 11). Ora, mas como todo o cubo está mostrando a textura em todas as suas faces se nós selecionamos apenas uma face? É simples. Á medida que formos selecionando cada face e usando uma textura diferente, no final veremos cada face do cubo com sua textura. Vamos continuar com o nosso tutorial. Eu mostrarei como texturizar mais uma face e em seguida você fará o mesmo com as outras apenas repetindo os passos.

Fig 11




Passo 09: Clique em Material   (Fig 06) e clique em Assign (Fig 12). Com a face ainda selecionada como mostra a ilustração abaixo clique botão direito do mouse no cubo para selecioná-lo. Este passo é importante para podermos texturizar as todas as faces. Entre agora no Edit Mode clicando tecla Tab.

Fig. 12


Selecione qualquer face. Para texturizá-la repita do  Passo 04 até Passo 09. Prossiga repetindo estes passos até que todo o cubo esteja com uma textura diferente em suas faces.

Uma dica. Não e necessário texturizar a face base do cubo já que ela não ficará visível no render.

Fig. 13



Sempre quando for texturizar cada uma das faces clique em "X" como mostra a Fig. 14.
Em seguida clique New Material. Faça o mesmo ao clicar no botão Texture.

Fig. 14




















Nosso render final.


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