Tutorial Blender 3D - Câmera Animada

Vamos criar aqui uma pequena cena  e fazer uma animação de câmera. 

Pré-requisitos: Você deve ter conhecimento  da interface do Blender.


(Obs.: Este tutorial foi criado com a versão Blender 2.63)

Neste tutorial vamos usar materiais, Insert Kay, hdr para criar o ambiente.
Baixe o arquivo hdr aqui.



Nossa animação ficará assim.




Inicie o Blender, crie um New File e Salvar Como "minha câmera animada".

Clique em Add>Mesh>UVsphere. Com o objeto selecionado clique em Set smoot.
Fig. 01


Fig 1a


Adicionando o  Material: Clique em Add New. Eu usei a cor azul mas você pode escolher a cor da sua preferencia. Vamos adicionar transparencia e reflexos. Configure como mostra a imagem abaixo (fig. 02)

(Fig. 02)




Aqui (fig. 03)será configurado a transparência e reflexos da esfera. Ative os botões Transparency e Mirror.

Fig 03

Em Transparency e Mirror faça esta configuração (Fig. 04)

Fig. 04

Agora que o material foi configurado, clique Shift+D e duplique até obter 5 ou 6 esferas. Localize em frente a câmera deixando algo parecido como mostra a Fig 05.Todas terão o mesmo material.

Fig. 05


(O importante é que as esferas fiquem localizadas sempre na frente da câmera o maior tempo possível quando esta for animada)


Distância entre a câmera e as esferas. (Fig. 06)

Fig. 06

  Antes de iniciarmos a configurar nossa animação vamos aplicar o nosso mapa hdr (High Dinamic Range). Descompacte o arquivo usando o WinRar ou outro programa semelhante. Clique em World button (Fig. 07) Clique em Open e abra o nosso hdr (ufiziprobe.hdr). 


Fig 07


 depois em Texture buttons. Escolha Image or Movie (Fig. 08) 


Fig. 08

 Clique em Open (Fig. 09) e abra o nosso hdr (ufiziprobe.hdr). 

Fig. 09








Selecione World (Fig. 10)
g. 10


Em Image Mapping e Mapping deixe esta configuração (Fig. 11).

Fig.11


Agora vamos começar a nossa animação.

Localize a câmera como na Fig. 06
Clique em Render Button (a camerazinha).

Fig. 12


Na visão de Top selecione a câmera e  clique  I key para acessar o menu Insert Keiframe. Ou clique em Object>Animation>Insert keyframe (fig. 13).

Fig. 13
Na janela selecione LocRotScale

Fig. 14
Na Timeline deixe como está em frame número 1 (um).  Dê dois cliques com o botão esquerdo do mause em End digite 200. Este é o número máximo de frames (o mesmo que quadros de animação) que a nossa animação terá
(Fig. 15).


Fig. 15

A nossa câmera está localizada no frame 01. É o primeiro quadro da nossa animação (Fig. 16)

Fig. 16



Agora em Display current frame clique duas vezes (mause button esquerdo) e digite 100. Então posicione a câmera como mostra a Fig. 17
OBS.: Posicione a câmera só depois que tiver escolhido em que frame ela ficará. 

Fig. 17


Faça o mesmo digitando 200 em Display Current frame e posicione a câmera como mostra a ilustração (Fig. 18).

Fig. 18



Antes de renderizarmos nossa animação vamos ainda adicionar mais algumas luzes. Para isto apenas selecione a luz point já presente na cena e basta ir duplicando com Shift+D.  Eu usei 4 lamps point (Fig. 19)



Agora precisamos de um formato antes de renderizarmos nossa primeira animação de câmera. Escolha AVI jpeg (Fig 20)

Fig. 20
Escolha  a pasta onde vai salvar sua animação clicando em Output (Fig. 21).

Fig. 22

 Agora clique  no botão Animação. Pronto, agora é só esperar até que a cena seja renderizada. O tempo depende muito da sua máquina. Enquanto isso vá tomar um café bem quentinho e dar um repouso ao cérebro, afinal não somos de aço!! (Fig 23).

Fig. 23



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