Tutorial Blender 3D - Câmera Animada
Vamos criar aqui uma pequena cena e fazer uma animação de câmera.
Pré-requisitos: Você deve ter conhecimento da interface do Blender.
(Obs.: Este tutorial foi criado com a versão Blender 2.63)
Neste tutorial vamos usar materiais, Insert Kay, hdr para criar o ambiente.
Nossa animação ficará assim.
Inicie o Blender, crie um New File e Salvar Como "minha câmera animada".
Clique em Add>Mesh>UVsphere. Com o objeto selecionado clique em Set smoot.
Fig. 01
Fig 1a
Adicionando o Material: Clique em Add New. Eu usei a cor azul mas você pode escolher a cor da sua preferencia. Vamos adicionar transparencia e reflexos. Configure como mostra a imagem abaixo (fig. 02)
(Fig. 02)
Aqui (fig. 03)será configurado a transparência e reflexos da esfera. Ative os botões Transparency e Mirror.
Fig 03
Em Transparency e Mirror faça esta configuração (Fig. 04)
Fig. 04
Agora que o material foi configurado, clique Shift+D e duplique até obter 5 ou 6 esferas. Localize em frente a câmera deixando algo parecido como mostra a Fig 05.Todas terão o mesmo material.
Fig. 05
(O importante é que as esferas fiquem localizadas sempre na frente da câmera o maior tempo possível quando esta for animada)
Distância entre a câmera e as esferas. (Fig. 06)
Fig. 06
Fig 07
e depois em Texture buttons. Escolha Image or Movie (Fig. 08)
Fig. 08
Clique em Open (Fig. 09) e abra o nosso hdr (ufiziprobe.hdr).
Fig. 09
Selecione World (Fig. 10)
g. 10

Em Image Mapping e Mapping deixe esta configuração (Fig. 11).
Fig.11
Agora vamos começar a nossa animação.
Localize a câmera como na Fig. 06
Clique em Render Button (a camerazinha).
Fig. 12
Na visão de Top selecione a câmera e clique I key para acessar o menu Insert Keiframe. Ou clique em Object>Animation>Insert keyframe (fig. 13).
Fig. 13
Na janela selecione LocRotScale
Fig. 14
Na Timeline deixe como está em frame número 1 (um). Dê dois cliques com o botão esquerdo do mause em End digite 200. Este é o número máximo de frames (o mesmo que quadros de animação) que a nossa animação terá
(Fig. 15).
Fig. 15
A nossa câmera está localizada no frame 01. É o primeiro quadro da nossa animação (Fig. 16)
Fig. 16
Agora em Display current frame clique duas vezes (mause button esquerdo) e digite 100. Então posicione a câmera como mostra a Fig. 17
OBS.: Posicione a câmera só depois que tiver escolhido em que frame ela ficará.
Fig. 17
Fig. 18
Antes de renderizarmos nossa animação vamos ainda adicionar mais algumas luzes. Para isto apenas selecione a luz point já presente na cena e basta ir duplicando com Shift+D. Eu usei 4 lamps point (Fig. 19)
Agora precisamos de um formato antes de renderizarmos nossa primeira animação de câmera. Escolha AVI jpeg (Fig 20)
Fig. 20
Escolha a pasta onde vai salvar sua animação clicando em Output (Fig. 21).
Fig. 22
Agora clique no botão Animação. Pronto, agora é só esperar até que a cena seja renderizada. O tempo depende muito da sua máquina. Enquanto isso vá tomar um café bem quentinho e dar um repouso ao cérebro, afinal não somos de aço!! (Fig 23).
Fig. 23
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