O simbolismo do batismo

 


Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito (1 Co 12:13).
 João Batista afirmou que  o Messias iria nos ofereceria dois batismos, ao mesmo tempo significando um só: com Espírito Santo e com fogo (Mt 3: 11-12). Os que não fizerem parte da família de Deus através do Espírito Santo, serão lançados no lago de fogo, de sorte que não lhes deixará "nem raiz nem ramo" (Mal 4:1).Jesus Cristo compara o Santo Espírito à "rios de água viva" (Jo 4:14;7:38-39).
O apóstolo Paulo explique em Col 2:12, o batismo significa um sepultamento. O "velho homem" e simbolicamente  morto, sepultado. Nos tornamos uma nova criatura através do batismo. 
Em Rm 6:4-5 lemos: "De sorte que nós fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andamos nós também em novidade de vida. Porque se fomos plantados juntamente com Ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição". O batismo não é um mero ritual ou um sacramento mágico. É um símbolo muito significante.
   Edificado sobre a fé e o arrependimento, o batismo é um sinal exterior do nosso desprendimento para Deus através de Jesus. Ele representa um novo nascimento. O velho homem com todos os seus pecados é simbolicamente sepultado, deixando que uma nova criatura tome o seu lugar. As águas do batismo representam a nossa purificação interior, pelo Santo Espírito. O sacrifício de Cristo pagou o preço dos nossos pecados. Pelo batismos fomos purificados aos olhos de Cristo. Ora o batismo não é a plenitude mais o início da nossa conversão para uma nova vida em Jesus Cristo.


Extraído de "Devriez-vous être baptisè? - Traduzido livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial de marchetaria geométrica - estrelas sobrepostas

Woodworking veneer inlay - Tutorial de Marchetaria Geométrica

Tutorial de Marchetaria geométrica - Poliedro