VESTIBULAR - VOCÊ AINDA ESTÁ INDECISO? AINDA NÃO ESCOLHEU O SEU RUMO?

LISTA DE DIVERSAS PROFISSÕES UNIVERSITÁRIAS DISPONÍVEIS NO BRASIL.
VOCÊ PRECISA SE DECIDIR. O VESTIBULAR ESTÁ ÀS PORTAS.


1- Administração 



  Currículo: Atividade ligada ao planejamento e gerenciamento de empresas, sejam elas públicas ou privadas. A formação profissional do administrador leva em conta conceitos e métodos originados da Economia, Psicologia, Sociologia, Matemática e do Direito.
    A carreira: Um profissional de administração pode trabalhar em diversos setores, dentro da sua área (em empresas privadas, órgãos públicos, hospitais): gerenciamento, comércio exterior, contabilidade, recursos humanos, marketing, controle de produção.
    Duração do curso: 4 anos.


2- Arqueologia


  Currículo: A arqueologia consiste na análise de ruínas históricas, vestígios de civilizações, datação de material encontrado e reconstituição de hábitos e costumes de povos desaparecidos. História Geral, Matemática, Anatomia Comparada e Antropometria são algumas das disciplinas básicas da formação do arqueólogo, além de muitas horas de estágio em campo.
  A carreira: A arqueologia oferece a oportunidade de se trabalhar em duas  frentes: a pesquisa de campo, que é literalmente o trabalho de exploração, e a pesquisa em laboratório, que consiste na identificação e análise dos mais materiais encontrados.
     Duração do curso: 3 anos


3- Arquitetura

  
   Currículo: A arquitetura executa a tarefa de projetar casas e edifícios e planejar a construção (ou restauração) de cidades, bairros ou demais obras do gênero. Para se tornar um bom profissional, o arquiteto deve ter conhecimento de Estética, História da Arte, Estudos Sociais, Cálculo, Desenho, Estruturas e Materiais de Construção e Computação Gráfica.
    A carreira: A arquitetura, além de projetos e planejamentos, permite o desenvolvimento de uma carreira voltada para o paisagismo, o design ou a restauração de antigas construções.
    Duração o curso: 5 anos


4- Arquivologia




  Currículo: Basicamente, a arquivologia ocupa-se de organizar, manter e atualizar arquivos. A informática é hoje grande aliada da arquivologia, que utiliza conceitos de Administração, História, Direito e de Técnicas de restauração.
    A carreira: o arquivologista vai estar sempre mergulhado em meio aos materiais do arquivo, selecionando-os e classificando-os, e, posteriormente, localizando-os para consulta. Pode também trabalhar com a restauração de documentos e com administração em empresas ou instituições em empresas ou instituições.
    Duração do curso: 4 anos.


5- Artes Cênicas




  Currículo: Basicamente, é o estudo da arte de entreter. A formação desse profissional é voltada para  a prática de representar, em que conhecimentos da História do Teatro se fazem necessários.
    A carreira: Pode se desenvolver no teatro,no cinema e na televisão. Estudar artes cênicas é algo que exige vocação e capacidade de comunicação, para transmitir - por meio dos personagens - sentimentos e emoções.
    Duração do curso: 4 anos


6- Artes Plásticas




  Currículo: Consiste no estudo de técnicas que aprimorem o talento para a expressão visual. São disciplinas básicas do currículo do artista plástico: História da Arte, Estética, Sociologia da Arte.
    A carreira: Permite o desenvolvimento e a expressão das idéias do artista, de forma que ele possa interpretar o mundo que o cerca.
    Duração do curso: 4 anos.


7- Biblioteconomia






    Currículo: Mais do que simplesmente catalogar livros em bibliotecas públicas ou particulares, o bibliotecário ocupa-se com a organização e o armazenamento de informações e documentos. Língua Portuguesa e Inglesa, Literatura, Métodos e Técnicas de Pesquisa são matérias básicas para a boa formação cultural desse profissional, que deverá contar ainda com matérias específicas, como Informática Aplicada à Biblioteconomia, para um desempenho satisfatório da profissão.
    A carreira: É voltada para um trabalho bastante administrativo, de análise, seleção e organização. Atualmente, o profissional também trabalha com disquetes e CDs-ROM.
    Duração do curso: 4 anos.


8- Ciências Atuariais




  Currículo: Trabalho voltado para os cálculos de seguro, fundos de pensões e planos de saúde de  uma determinada empresa. O currículo de Ciências Atuariais compõe-se basicamente de Matemática, Estatística e Processamento de Dados. Matérias como Administração, Contabilidade e Economia também serão de conhecimento desse profissional.
  A carreira: O profissional dessa área deve trabalhar em companhia de seguros ou de capitalização. Investiga problemas desse setor, desenvolve planos novos de seguros e faz auditorias especializadas.
   Duração do curso: 4 anos.


9- Ciências Contábeis




    Currículo: A contabilidade  tem como função analisar e cuidar das contas de uma empresa. Para isso, o profissional precisará de conceitos de disciplinas como Administração, Economia, Contabilidade, Direito, e ainda Português, Sociologia e História Econômica.
    A carreira: O contador trabalha com cálculos. Cuida do orçamento, do patrimônio, das transações comerciais e dos bens de uma empresa. Pode trabalhar nos setores públicos ou privado, em áreas como a contabilidade bancária ou agropecuária.
    Duração do curso: 4 anos.


10- Ciências Econômicas/Economia




  Currículo: A Economia consiste no estudo das relações econômicas. O economista precisa, para sua formação acadêmica, de disciplinas tanto na área de humanas como na de exatas: História, Sociologia, Matemática, Estatística, Contabilidade, Econometria e outras.
  A carreira: Trabalha com pesquisa sobre a produção, distribuição, acúmulo e consumo de bens materiais. O economista estuda as relações econômicas entre os diversos setores sociais, analisa tendências e estabelece regras de mercado.
  Duração do curso: 4 anos.


11- Ciências Sociais




  Currículo: Estuda as relações sociais. As Antropologias Física, Cultural, Social e Econômica; a Sociologia, em todas as suas várias abordagens (Rural, Urbana, do Desenvolvimento etc.), e a Ciência Política, que estuda as doutrinas políticas, os regimes e as formas de Estado, são as disciplinas básicas da formação do cientista social.
  A carreira:Permite que o cientista social se especialize em 3 campos: Sociologia, Antropologia ou Ciência Política.
  Duração do curso: 4 anos.


12- Cinema


 Currículo: A careira de cinema consiste em transformar as idéias e as interpretações de mundo em filmes. Historia da Arte e do Cinema são fundamentais para a formação do cineasta. Mas os cursos ainda incluem disciplinas com Técnicas de Redação, Planejamento e Administração.
  A carreira: Permite que o profissional trabalhe em setores como roteiro, cenário, fotografica, direção, montagem, sonorização e filmagem. O cineasta trabalha com filmes de ficção, documentarios, filmes publicitarios e de desenhos animados.
  Duração do curso: 4 anos 

13- Comércio Exterior





    Cúrriculo: No elenco das disciplina do curso, línguas extrangeiras têm destaque: inglês e espanhol são imprescindíveis. Incluem-se também matérias como Economia, Legislação Aduaneira e Tributária, Administração Mercadológica e Sistemática do Comércio Exterior.
    A carreira: Dentro das atribuições está o gerenciamento de transaçoes comerciais entre empresas de países diferentes e o planejamento de importações e exportações.
   Duração do curso: 4 anos.
 

14- Dança




Currículo: Consiste em estudar técnicas de movimentos corporais, que transmitam idéias, emoções e sentimentos. A teoria é fornecida por meio de disciplicnas como História da Arte, História da Dança e Filosofia.
   A carreira: Na dança, o bailarino solta sua criatividade artística por meio de movimentos corporais ao ritmo de sons, com técnica e sensibilidade. A carreira exige muito estudo e dedicação ao longo do seu decorrer, para aprimorar  as técnicas e entrar em contato com novas tendências.
   Duração do curso: 4 anos.


15- Decoração




Currículo: Consiste em estudar técnicas que criem ambientes. Espera-se do profissional que ele crie ambientes funcionais e estéticos, adequando as tendências e estilos da área conjugada às expectativas do mercado.
   A carreira: Permite que o decorador trabalhe com o projeto em si, escolhendo móveis, objetos e outros detalhes, assim como com a administração do projeto, estabelecendo o orçamento, cuidando da compra de materiais e gerenciando o pessoal. 
   Duração do curso: 4 anos.


16 - Desenho Industrial




Currículo: Basicamente, trata-se da carreira de designer, ou seja, daquele que projeta (desenha) objetos utilitários. São disciplinas fundamentais para sua formação. Desenho, Estética, História da Arte, Plástica, Psicologia, Economia, Sociologia, Matemática, Física e a ainda matérias ligadas à área visual (Televisão, Produção Gráfica, Materiais e Processos Gráficos e Técnicas  de Animação).
    A carreira: Atualmente, exige um bom domínio na área da computação gráfica. O profissional pode trabalhar em várias áreas, desde a indústria de calçados até a de automóveis. O desenhista industrial pode trabalhar com programação visual ou com criação de produtos.
    Duração do curso: 4 anos.


17-  Direito




    
Currículo: Basicamente estuda e aplica o código de leis, procurando cumprir as normas estabelecidas pela sociedade. O profissional deve ter, em sua formação básica, disciplinas como Filosofia, Economia, Lógica e Política.
    A carreira: Permite especialização dentro das seguintes áreas: administrativa, civil, comercial, criminal, trabalhista ou tributária. Além disso, o advogado pode tornar-se delegado de polícia, magistrado (juiz), promotor ou procurador público.
    Duração do curso: 5 anos. 


18- Economia Agroindustrial




    Currículo: O curso derivou da graduação de Economia e, como tal, possui em seu currículo as disciplinas básicas das ciências econômicas. As que diferenciam esse curso são as que abordam questões econômicas sobre agricultura, agroindústria, meio ambiente e desenvolvimento regional.
    A carreira: Esse profissional poderá atuar como analista de mercados agroindustriais, de certificação de atividades agroindustriais, planejamento ambiental, logística agroindustrial e outras voltadas  a essa área.
    Duração do curso: 4 anos.



 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial de marchetaria geométrica - estrelas sobrepostas

Woodworking veneer inlay - Tutorial de Marchetaria Geométrica

Tutorial de Marchetaria geométrica - Poliedro