TRAGÉDIA NO DESERTO DO ATACAMA


MINEIROS CHILENOS DESCOBRE A ESPERANÇA
NO CORAÇÃO DO ATACAMA




O deserto do Atacama


O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.

As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro do Atacama ou São Pedro do Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásisno meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro,mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.

Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.


Copiapó


Copiapó é uma comuna da província de Copiapó, localizada na Região de Atacama,Chile. Possui uma área de 16.681,3 km² e uma população de 129.091 habitantes (censo de 2002). Copiapó é a capital da província de Copiapó e da Região do Atacama.

A cidade e seus arredores possuem uma grande riqueza mineral e agroindustrial. O grande desenvolvimento da agricultura se deve a aplicações de técnicas de uso eficiente da água, como a irrigação por gotejamento. Isto faz com que uma região árida produza uma das melhores uvas do mercado mundial.

Atrativos urbanos

Igreja de Belém: Foi construída pelos jesuitas durante a época colonial e restaurada pela família Fraga em 1856, passando a fazer parte da residência da mesma. Seu mobiliário e santos foram trazidos da França.

Catedral: Está localizada junto à praça de Copiapó. Foi construída entre 1840 e1851 com estilo neoclássico inglês. Sua construção é de madeira. Sua frente tem colunas e possui uma grande torre quadrada. As lápides de ilustres cidadãos estão conservadas neste templo, declarado Monumento Nacional.

No centro da cidade está a Praça Prat. Era a antiga Praça de Armas da cidade. Em 1880 se plantaram as 84 pimenteiras que ainda hoje existem.

A Estação Ferroviária foi edificada em madeira em 1854. Possui escritórios, salas de espera e plataformas cobertas. Foi restaurada em 1982. É Monumento Nacional.

A Avenida Matta é uma importante artéria da cidade. Possui frondosas árvores e monumentos históricos. Em um de seus extremos está a Casa de Empregados da Ferrovia, em estilo neoclássico, erguida em 1860 e declarada Monumento Nacional.

Igreja de São Francisco: Numa das pequenas praças da Avenida Matta, se encontra esta igreja. Foi construída em madeira revestida de barro, porém quem a observa pensa que é de cimento. Foi edificada em 1872 por franciscanos. Junto à igreja está o convento de San Francisco del Valle, fundado em 1662.

O RESGATE DAS ALMAS


Tudo parecia normal no início daquele fatidico 05 de agosto na mina San José, situada no deserto do Atacama. Os mineiros iniciaram suas rotinas diárias como era de costume. Eles não esperavam que aquele dia seria o início de um pesadelo onde suas almas seriam quase esmagadas pelo peso do medo da Morte. Em dado momento as saídas da mina estavam bloqueadas e os portais da vida haviam ameaçado ruir. Um espectro da Morte rondava com sua espada afiada para dar o golpe fatal em cada um daqueles pobres operários. Aquele acontecimento a primeira vista parecia declarar aos quatro ventos que aquelas almas estariam condenadas para sempre a permanecer no mais profundo do abismo. Um equívoco? Displicência por parte de alguns deles? Quem sabe a falta de astúcia do proprietário da mina teria sido a causa deste medonho acontecimento? Com certeza, alguma destas indagações não está descartada.

Mas aqueles mineiros de San José cujas vidas estavam fadadas a trilhar indefinidamente o Vale da Sombra da Morte descobriram em meio as trevas daquelas profundezas algo de precioso e imutável durante todo o tempo que passaram presos naquele lugar. Num lapso todos eram uma única e intrincada entidade viva. A psyché de cada um foi mesclada e somada estava mais forte do que as forças do destino cruel. Eram um no corpo, na alma, um só na ESPERANÇA! Este foi o maior tesouro descoberto naquela mina, brilhante até mesmo do que o próprio ouro!

Alcançar a vitória após tantos dias de angústias. Por 17 longos dias que para eles representava o "silêncio de Deus", permaneceram esquecidos pela vida. Nestes pesarosos e angustiosos momentos parecia que jamais tornariam a observar o Sol no seu passeio celestial. A primeira vitória foi a constatação de que todos estavam com vida após todos estes dias. De início isto já era o bastante, ótima noticia para os seus parentes que aguardavam ansiosos por informações a respeito dos seus entes queridos. Mas para que a alegria fosse completa fazia-se necessário o resgate urgente de todos os infelizes. Logo uma equipe foi formada e na superfície da terra hercúleos esforços foram somados para se unir na salvação dos mineiros soterrados. Todo o equipamento necessário foi logo projetado, construído.

O resgate daquelas almas escondidas no coração do deserto do Atacama tiveram início nas primeiras horas do dia 13/10/2010. Parecia e estou bem certo disso que o Sol ao despertar brilhava mais intensamente no alvorecer daquele tão esperado dia. No coral celeste os anjos cantavam mais empolgados e o céu transmudou-se num azul tão resplandecente!

Assim como o 11 de setembro de 2001 e a invasão da terra de Sadam Hussein pelo exército americano, e a tragédia do Tsunami que assolou no Oceano Índico e provocou destruição nas zonas costeiras da África oriental, nomeadamente na Tanzânia, Somália e Quénia, este dia será para sempre guardado na memória de muitos.

Neste exato momento está ocorrendo o resgate do 16º mineiro e as pessoas aplaudem este momento precioso. Uma pausa em nossas mentes irrequietas por tão assolador acontecimento e então nos perguntamos: " Qual será a próxima tragédia e em que mina será mais uma vez descoberto o tesouro denominado ESPERANÇA?"



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial de marchetaria geométrica - estrelas sobrepostas

Woodworking veneer inlay - Tutorial de Marchetaria Geométrica

Tutorial de Marchetaria geométrica - Poliedro