A ORIGEM DO POVO HEBREU

Sua Origem


     

                                                 
                                               Mapa de Israel




    A origem do povo hebreu me parece bem diferente do surgimento de outros povos. Não foi por acaso que eles vieram a existir. Houve toda uma trajetória todo um plano traçado para que ele viesse à luz. Tudo começou com um rico abastado habitante da Caldéia numa cidade chamada Ur. Creio que ele não pensava jamais em ser pai de alguma nação, ou coisa parecida. Apenas pensava em levar adiante sua vida de comerciante, ou talvez fosse apenas um homem que queria apenas desfrutar de sua riqueza e multiplicá-la. Cuidava dos seus vários rebanhos de ovelhas, bovinos, camelos e tirava proveito de todas as suas posses. Creio que ele não sonhava tão alto e não queria ir para tão longe da sua terra natal. Mas um dia aconteceu algo que mudaria para sempre o rumo da sua vida. Ele daria uma guinada de noventa graus e seguiria então noutra direção. Algo mais poderoso do que ele, o faria mudar de opinião e seguir na direção apontada por aquela mão onipotente.

                                          
Ruína de Ur dos Caldeus

    Abrão (depois Abraão) certo dia recebeu uma mensagem divina ordenando-lhe que deixasse a terra dos seus pais e partisse para uma terra distante. Ali ele seria pai de uma nação. Pela fé Abrão aceitou o convite e partiu desconhecendo completamente o lugar ao qual se destinava. Reuniu o seu gado e os seus servos e tudo o que pertencia e partiu. Creio que só uma coisa perturbava o coração daquele servo humilde do Todo-Poderoso: a sua esposa era estéril. Como poderia vir a ser "pai de uma multidão"? Mas pela fé ele partiu e estando na terra a qual o Senhor o tinha guiado, milagrosamente a sua esposa Sara lhe deu um filho: Isaque (riso). Este seria a semente de um grande povo e por ele Abrão teria o seu nome mudado. De agora em diante ele seria Abraão (pai de uma multidão). Pela fé ele alcançou de Deus este legado com o qual Deus o abençoou.

A Religião

O povo hebreu deixou um grande legado para a posteridade no que diz respeito à religião. É através deles que hoje conhecemos o Pentateuco, os cinco livros do AT: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e o Deuteronômio, também conhecidos pelo nome de Torá, os quais fazem parte da Bíblia, o livro mais lido do mundo.
Adão e Eva

    Não foram os hebreus que inventaram estes livros. Relatos sobre acontecimentos antiquissimos sobre a fundação do mundo, da criação de Adão e Eva, da torre de Babel, do dilúvio universal, de Nóe... eram passados de boca em boca, os pais contavam aos seus filhos. Um dia sob ordem divina Moisés, o libertador dos hebreus das mãos dos egípcios, escreveu estes relatos e formou um livro, para que estas conhecimentos não se perdessem.
O Judaísmo é a primeira religião monoteísta a surgir no mundo. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes. Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços.

As Festas Judaicas


                                                     Festa do Purim

As datas das festas religiosas dos judeus são móveis, pois seguem um calendário lunisolar. As principais são as seguintes:
Purim - os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assucro.
Páscoa ( Pessach ) - comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 AC.
Shavuót - celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C.
Rosh Hashaná - é comemorado o Ano-Novo judaico.
Yom Kipur - considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito.
Comemoração do Yom Kipur
Sucót - refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito.
Chanucá - comemora-se o fim do domínio assírio e a restauração do tempo de Jerusalém.
Simchat Torá - celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.

Costumes

Matérias-primas: Encontramos como alimentos históricos o pão e o vinho. Os Israelitas cultivavam a oliveira, a videira e cereais como o centeio e a cevada. A água não era potável, pelo que o leite, coalhado e até azedo, ocupava um papel muito importante. As hortaliças eram fundamentais e variadas: courgettes, melões, alhos e cebolas. As uvas comiam-se frescas ou como passas, os figos eram alimento fundamental para os soldados. Usavam especiarias como os cominhos para temperar os cozinhados. A carne consumia-se, em geral, em festas, era de cordeiro ou de cabra. A carne de boi ou de animais de engorda estava reservada para as grandes festas e só estava ao alcance dos mais ricos. O vinho estava acessível a todos e era consumido puro.Método de confecção utilizado: cozido.Conhecemos a sua forma de alimentação através de relatos da Bíblia. Nos templos não só se orava, mas também se comia. Guardavam o leite num saco chamado alforge, que era o estômago de uma cabra; de uma forma acidental, com o bater do leite dentro do alforge, descobriram a manteiga. A religião Hebraica era muito restrita no que diz respeito aos alimentos que se podiam consumir. Podiam-se comer bois, vacas, cabras e cordeiros. De entre os peixes podiam-se comer aqueles que tivessem escamas.

(Leia mais em  http://www.culturabrasil.pro.br/povohebreu.htm)






 


Comentários

  1. m,ito o brigado sua a juda ta sendo de grande favor achei tudo que eu presisava vlw

    ResponderExcluir
  2. o que os Ebreus deixou de herança para o mundo moderno?



    porfavo é urgente

    ResponderExcluir
  3. Caro visitante, para saber o que o povo deixou de herança para este mundo moderno acesse http://www.lago.com.br/colecoes/vitoriaregia/pdf_medio/hi/Visao_critica_do_passado_e_do_presente.pdfe amplie o seu conhecimento. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Vivian nesta página encontrarás bastante conhecimento sobre a culinária hebráica.
    http://www.geocities.ws/YDISHE_TAM/culinaria.htm

    ResponderExcluir
  5. como era a arquitetura dos hebreus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nestes 2 sites o amigo encontrará um estudo mais aprofundado sobre a civilização hebraica

      http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-hebraica/civilizacao-hebraica-7.php

      http://www.sohistoria.com.br/ef2/hebreus/p2.php

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial de marchetaria geométrica - estrelas sobrepostas

Woodworking veneer inlay - Tutorial de Marchetaria Geométrica

Tutorial de Marchetaria geométrica - Poliedro